Ensaio - Música e seus contextos

A Música e as Festas Sociais:

As festas sociais são de igual modo abrilhantadas pela música. Quem já não reparou nas Bandas Filarmônicas abrilhantado as festas religiosas e concertos públicos; ou pequenos grupos tocando em bailes, casamentos, discotecas, etc.; ou ainda os ranchos, que associam a música e a dança, que atuam também em festas sociais. 
Os concertos realizados em grandes recintos (como o Coliseu do Porto e o de Lisboa), também são festas sociais, pois são festas onde se juntam determinadas pessoas com um objectivo: ouvir música.

A Música e as Festas Anuais:

Como já foi dito antes, a música sempre esteve ligada à religião, por isso a Páscoa, o Natal e outras festividades do calendário religioso, são o exemplo de festas anuais as quais estão ligadas a música. Além disso, também temos o Carnaval, comemorado sempre com muita música, principalmente no Brasil, onde se junta a música e a dança durante três dias seguidos. As festas de aniversário, comemorações de datas marcantes, também são festas anuais acompanhadas sempre pela música. 
Ou ainda os grandes festivais que se realizam todos os anos no verão (Festival do Sudoeste, Paredes de Coura, Azambujeira do Mar) nos quais se juntam milhares de pessoas dos vários pontos do país e de outros países para ouvirem os grupos musicais que mais gostam.

A Música, o Teatro e o Cinema:

Diz a história da música, que a “Tragédia Grega” deu início à junção da música e o teatro (isto a. C.). Posteriormente, a música juntou-se ao Teatro Revista e mais tarde ao cinema.
A música e o cinema são inseparáveis, pois expressam as mesmas histórias e os mesmos sentimentos (por exemplo: um filme romântico e sempre acompanhado por música clássica; enquanto que, um filme de ficção é sempre acompanhado por música contemporânea).

Fonte?: Musica

Próximos post qual estar sendo o papel da música na construção de um identidade seja local ou nacional?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculando os séculos - Saiba como!

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL PERÍODO JESUÍTICO (1549 · 1759)

Grandes momentos da Bíblia