Descubra como eram as moedas do sexo utilizadas na Roma Antiga


História Sem Fim já apresentou diversas curiosidades sobre o sexo na Roma Antiga. Você já descobriu aqui, por exemplo, como era um bordel romano, já conheceu os oito tipo de prostitutas desse Estado e já desvendou o dia a dia na vida dessa profissional. Mas a fertilidade de Roma não para por aí: recentemente, historiadores encontraram várias moedas da região nas quais estavam cunhadas imagens com diferentes posições sexuais. Confira algumas:
Reprodução
Reprodução
O porquê de os romanos cunharem sua intimidade nessas moedas ainda é um enigma não desvendado por historiados, mas as versões são tão variadas quanto as posições…

Esquerda erótica
A primeira explicação afirma que as moedas, cunhadas durante o governo de César Augusto, eram uma manifestação de opositores perante a moralidade de César. De acordo com o escritor Seutônio, quem fosse pego carregando uma mísera moedinha poderia ser considerado um alto traidor e até preso.
Reprodução

Ficha do bordel
Os que têm imaginação mais fértil acaloram a explicação. Alguns historiadores afirmam que as tais moedas serviam como fichas dos lupanares, os bordéis romanos. Funcionava assim: quando o cliente contratava um serviço à casa, recebia uma ficha na qual, de um lado, estava representado o ofício adquirido e, do outro, o quarto em que o ato iria transcorrer.
Reprodução

Prostitutas estrangeiras
Não satisfeito com as explicações anteriores, um terceiro grupo de pesquisadores defende que as moedas eram utilizadas por romanos conquistadores que mantinham contato com diferentes povos. Como muitas pessoas com as quais o povo de Roma se relacionava não falavam seu idioma, o latim, ele utilizava as moedas para explicar seus desejos às prostitutas.
Reprodução

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL PERÍODO JESUÍTICO (1549 · 1759)

Lançado o computador pessoal Apple Lisa