Força verde-amarela no front - Parte 2

Afundou submarino no Rio de Janeiro

QUEM:
ALBERTO TORRES

NASCIMENTO: NORFOLK (EUA)

ONDE ATUOU: RIO DE JANEIRO

POR QUE É HERÓI? AFUNDOU UM SUBMARINO E SALVOU OS NÁUFRAGOS

O tenente Alberto Torres Martins foi o único piloto brasileiro que comprovadamente afundou um submarino alemão. E o fez no litoral do Rio de Janeiro. Personagem de destaque no documentário Senta a Pua!, de Erick de Castro, Torres nasceu em Norfolk, na Virgínia, mas era brasileiro. Seus pais, os diplomatas Aluízio e Lenita Torres, prestavam serviço nos EUA. Lá Martins estudou e treinou em aviões de combate.

Segundo o piloto veterano Rui Moreira Lima, Torres vestiu a farda da Força Aérea Brasileira (FAB) como piloto do 1º Grupo de Caça de 1941 a 1945, mas nesse período participou de 100 ações de combate. A mais importante delas ocorreu em 31 de julho de 1943. Em missão de patrulha no litoral do Rio de Janeiro, o tenente afundou um submarino alemão U-199 a 87 quilômetros ao sul do Pão de Açúcar. O Brasil tentava se manter neutro, mas navios brasileiros, vários deles da Marinha Mercante, foram afundados por submarinos alemães e italianos. Apesar da identificação do governo Getúlio Vargas com alguns elementos do nazifascismo, o Brasil declarou guerra ao Eixo.

Em sua missão de patrulha no comando do avião batizado de Arará, Torres - que havia se inscrito na FEB como voluntário civil - avistou o submarino e lançou 3 bombas de profundidade. A embarcação foi a pique imediatamente. Somente 12 soldados e oficiais se salvaram, entre eles o comandante do submarino, o capitão Hans Werner Kraus. O piloto brasileiro lançou um bote inflável em direção aos náufragos. Eles conseguiram se salvar e acenaram agradecidos. Pouco tempo depois foram resgatados pelo navio de guerra americano USS Banegat, que os levou como prisioneiros de guerra ao Recife. Dias antes do ataque, o U-199 havia afundado um cargueiro britânico que passava pelo litoral do Rio de Janeiro.

Por essa proeza, e por toda a sua participação na guerra, o piloto, que falava fluentemente inglês, alemão, espanhol, turco e italiano, recebeu duas Distinguished Flying Cross, concedidas pelo governo americano, além de uma Croix de Guerre, da França, e a Ordem do Mérito Aeronáutico brasileira.

Depois da guerra, Martins participou de várias atividades na vida civil. Chegou a montar uma companhia aérea regional na Amazônia e, posteriormente, tornou-se superintendente de uma empresa multinacional de transporte de valores. Contratou para auxiliá-lo na tarefa quatro ex-companheiros do Senta a Pua!, o grupo de aviadores brasileiros que esteve na guerra. Torres morreu em São Paulo em 30 de dezembro de 2001, aos 82 anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculando os séculos - Saiba como!

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL PERÍODO JESUÍTICO (1549 · 1759)

Grandes momentos da Bíblia