Aids pega pelo beijo? Saiba o que é verdade e mentira sobre a doença

A coordenadora do programa DST/HIV, Socorro Farias, esclarece algumas dúvidas e diz o que é verdade e o que é mentira sobre a Aids. Confira abaixo:
Qual a diferença entre HIV e Aids?

O HIV é o vírus que mexe com a imunidade da pessoa e que consegue bloquear as defesas, abrindo espaço para as infecções oportunistas virarem um caso de Aids.  Aids é quando a portadora do vírus começa a apresentar sintomas das infecções oportunistas. A pessoa pode ter o vírus e ainda não ter desenvolvido a doença. Mas toda pessoa que tem o vírus, pode transmitir para qualquer pessoa.

Aids pega pelo beijo?

Não. Para pegar Aids seria necessário ter uma carga muito grande de vírus na saliva. Não encontramos uma quantidade que seja capaz de infectar outra pessoa. A Aids pode ser transmitida pelo sangue, pelas secreções genitais e pelo leite materno. O sexo deve ser feito com preservativo e todo usuário de drogas injetáveis deve utilizar material próprio e não compartilhar seringas. Toda gestante deve, durante o pré-natal, fazer o exame Anti-HIV, pois se ela tiver o vírus será necessário que ela faça a profilaxia para que o bebê não seja infectado.

Duas pessoas que convivem com o vírus HIV podem manter relação sexual sem preservativo?
Não. Elas correm o risco de se reinfectarem com o vírus diferente. Esse vírus pode ficar resistente aos medicamentos e agravar a situação do doente. É muito importante o uso do preservativo pela pessoa que tem o HIV, esteja ela  mantendo relação com pessoas infectadas ou não.

O teste só detecta o vírus anos depois da infecção?
Não. O teste é feito com os anticorpos do HIV. O organismo leva um tempo para produzir esses anticorpos, mas não demora anos. O teste só vai diagnosticar o vírus entorno de 45 a 60 dias para o teste dar positivo. Se você fez sexo com alguém que tem HIV, só vai saber se foi infectado ou não a partir do tempo de segurança. As pessoas que fizeram o teste no Carnaval já haviam contraído o HIV meses ou anos antes da campanha deste ano.

Ser soropositivo é ser portador do vírus HIV?Sim, mas é soropositivo para o HIV. Pois pode ser soropositivo para outras doenças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculando os séculos - Saiba como!

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL PERÍODO JESUÍTICO (1549 · 1759)

Grandes momentos da Bíblia