Para pensar
Makarenko
talvez tenha sido o educador que levou às conseqüências mais radicais
as questões do espírito de grupo e do trabalho coletivo. Tudo era
discutido entre alunos, professores e a direção da Colônia Gorki e da
Comuna Dzerzinski. Por essa razão, embora tenha vivido numa época e num
contexto totalmente diferentes dos atuais, vale a pena conhecer suas
idéias e pensar sobre elas. Mas será que as crianças e os jovens atuais
conhecem de fato o significado de grupo? Ou a idéia de coletivo é
abstrata? Os jovens se sentem responsáveis pela escola e pelo bem-estar
de seus colegas? "Precisamos pensar se estamos formando pessoas cada vez
mais individualistas ou coletivas", diz a educadora Cecília da Silveira
Luedemann. Estamos realmente educando para a colaboração e a
solidariedade?
A obra de Makarenko provoca ainda uma reflexão sobre a disciplina.
Estamos sendo permissivos demais? Como atingir o equilíbrio entre limites e liberdade? Makarenko dá algumas respostas. Podemos não concordar totalmente com elas, mas é inegável que seu trabalho produziu resultados positivos num momento de grandes dificuldades sociais. Não estaremos nós em momento equivalente?
A obra de Makarenko provoca ainda uma reflexão sobre a disciplina.
Estamos sendo permissivos demais? Como atingir o equilíbrio entre limites e liberdade? Makarenko dá algumas respostas. Podemos não concordar totalmente com elas, mas é inegável que seu trabalho produziu resultados positivos num momento de grandes dificuldades sociais. Não estaremos nós em momento equivalente?
Comentários
Postar um comentário