Hoje na História - Primeira cerimônia do Oscar

Em 16 de maio de 1939, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas entrega os seus primeiros prêmios em um jantar para cerca de 250 pessoas, realizado no Blossom Room do Roosevelt Hotel, em Hollywood, Califórnia.
Uma criação de Louis B. Mayer, chefe do poderoso estúdio cinematográfico MGM, a Academia foi criada em maio de 1927 como uma organização não lucrativa dedicada ao avanço e aperfeiçoamento da indústria do cinema. O primeiro presidente e apresentador da cerimônia de maio de 1929 foi o ator Douglas Fairbanks, Sr. Ao contrário de hoje em dia, os vencedores dos primeiros oscars – como as estatuetas cobertas de ouro depois ficaram conhecidas – foram anunciados antes da cerimônia começar. 
À época da primeira cerimônia do Oscar, o som tinha acabado de ser introduzido no cinema. O filme da Warner Bros. O Cantor de Jazz – um dos primeiros “falados” – não foi autorizado a competir por Melhor Filme porque a Academia achou que era injusta a disputa de filmes sonoros com silenciosos. O primeiro vencedor oficial de Melhor Filme (e o único filme silencioso a ganhar nesta categoria) foi Asas, dirigido por William A. Wellman, O longa-metragem mais caro de sua época, com um orçamento de 2 milhões de dólares, Asas conta a história de dois pilotos da Primeira Guerra Mundial que se apaixonam pela mesma mulher. O outro prêmio de Melhor Filme foi dado ao épico Aurora, de F.W. Murnau foi considerado o outro vencedor como melhor filme do ano. O alemão Emil Jannings ganhou o prêmio de Melhor Ator por seus papéis em A Última Ordem e Tortura da Carne, enquanto Janet Gaynor, com apenas 22 anos, foi a única mulher a levar a estatueta. Após receber três das cinco indicações de Melhor Atriz, ela venceu por seus três papéis em Sétimo Céu, O Anjo das Ruas e Aurora.
Um prêmio honorário especial foi entregue a Charles Chaplin. Originalmente indicado a Melhor Ator, Melhor Roteirista e Melhor Diretor de Comédia por O Circo, ele foi retirado destas categorias para poder receber o prêmio especial, uma mudança que alguns atribuíram à sua impopularidade em Hollywood. E este seria o último Oscar que o rebelde de Hollywood ganharia até outro prêmio honorário, dado em 1971.
A Academia começou a usar oficialmente o nome Oscar em 1939; uma história popular, mas não confirmada sobre a origem do nome, diz que a diretora executiva da Academia, Margaret Herrick, comentou que a estatueta parecia com seu tio Oscar. E desde 1942, os resultados da votação secreta têm sido anunciados durante a transmissão ao vivo da cerimônia, utilizando o sistema de abertura de um envelope lacrado. O suspense – sem mencionar a chegada dos indicados ao tapete vermelho e as estrelas usando os seus vestidos mais bonitos e escandalosos – continua a atrair a atenção internacional para a maior noite do ano da indústria cinematográfica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculando os séculos - Saiba como!

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL PERÍODO JESUÍTICO (1549 · 1759)

Grandes momentos da Bíblia