GRANDES MOMENTOS DA BÍBLIA: A travessia do mar Vermelho

A travessia do mar Vermelho 
Os hebreus viviam como escravos no Egito havia 4 séculos quando Deus mandou que seu líder, Moisés, os levasse de volta à Terra Santa, o chamado Êxodo. Instável, o faraó mandou seu exército atrás do povo que havia recém-libertado. Os egípcios alcançaram os hebreus quando eles atravessavam o mar Vermelho, aberto apenas para sua passagem.

1. Ó FARAÓ
Para forçar o faraó a libertar os hebreus da escravidão, Deus enviou 10 pragas ao Egito (ver quadro abaixo). Só assim Moisés recebeu a permissão para deixar o Egito com o povo de Israel, após 430 anos de escravidão. Estudiosos acreditam que o faraó do Êxodo seja Ramsés 2º, que reinou de 1290 a 1244 a.C.

2. FORÇA-TAREFA
O faraó era um sujeitinho difícil: libertou os hebreus, se arrependeu e mandou trazê-los de volta. Foram enviados 600 cavaleiros e carros de guerra para alcançar os ex-escravos, que já estavam no caminho para a Terra Prometida.

3. RETAGUARDA DIVINA
Durante a marcha, Deus se manifesta na forma de nuvem. Próximo ao mar Vermelho, recua para o fim da fila e impede que os egípcios alcancem os hebreus, aterrorizando os perseguidores com trovões e fogo. 

4. O POVO DE MOISÉS
Os hebreus que escaparam do Egito sob a liderança de Moisés eram cerca de 600 mil. Levavam rebanhos de ovelhas e bois, massa de pão ázimo, armas, parte do tesouro do faraó (gentilmente cedido após as pragas) e uma urna com os ossos de José, o hebreu que foi primeiro-ministro do Egito.

5. O CARA
Moisés, criado como irmão adotivo do faraó, recebeu a missão divina de libertar seu povo dos egípcios. Volta e meia, ele precisava dar provas do poder de Deus, como, por exemplo, abrir as águas do mar Vermelho.

6. Ô ABRE ÁGUAS
Sob o poder de Deus e o comando de Moisés, que levanta os braços e ordena o milagre, as águas do mar Vermelho se abrem para permitir a passagem dos filhos de Israel. Logo em seguida, Moisés comanda e as águas desabam sobre o exército do faraó. Nenhum perseguidor sobrevive, e a caçada chega ao fim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculando os séculos - Saiba como!

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL PERÍODO JESUÍTICO (1549 · 1759)

Grandes momentos da Bíblia