Hitler tinha um vizinho judeu. Conheça a sua história


O pequeno Edgar Feuchtwanger nunca se esqueceu dos primeiros dias após a chegada do novo vizinho. Sua mãe o informou que teriam menos leite para beber: o leiteiro havia deixado mais garrafas na casa do novo morador. O judeu de cinco anos descobriu que o líder nazista Adolf Hitler se mudara para a casa ao lado, em um bairro rico de Munique. Cerca de 80 anos depois, a história de Edgar veio a público em um depoimento à BBC que emocionou o mundo.
No início dos anos 30, Edgar viu o führer pela primeira vez quando saiu de casa com a babá. De casaco e chapéu, o líder era saudado por pessoas enquanto saía de um prédio. Hitler levantou o chapéu e entrou no carro que o esperava. “Ele olhou diretamente para mim. Acho que não sorriu”, contou Edgar à BBC.
“Toda a coisa nazista estava sendo ensinada para nós na escola”, conta Feuchtwanger. Os professores ensinavam como desenhar a suástica e listavam os inimigos da Alemanha.
Até a metade da década, muitos judeus ainda não sentiam medo do partido. Pelo menos era assim na casa de Edgar. Até que, em 10 de novembro de 1938, oficiais da Gestapo levaram seu pai, Ludwig. “Eles não o trataram mal”, contou o judeu à BBC. Dias depois, retornaram e levaram os livros mais valiosos da família. Feuchtwanger, então, parou de sair de casa e de ir à escola. Passou a viver apenas com sua mãe e familiares. “Nos sentíamos muito impotentes, (pensando) que alguém poderia nos matar e ninguém faria nada”, revelou. Não recebiam notícias do pai, apenas sabiam que ele havia sido mandado para o campo de Dachau, perto da cidade.
Semanas depois, o pai foi liberado. Com a esposa e os filhos, decidiu fugir com toda a família. Conseguiu visto para a Grã-Bretanha e, em maio de 1939, estava com todos na Inglaterra. Nunca mais retornou ao seu país. Edgard foi o único da família que voltou a visitar Munique.
Edgar Feuchtwanger, o judeu ex-vizinho de Hitler, hoje tem 88 anos, graduou-se em História em Cambridge, lecionou na Universidade de Southampton, publicou livros de História, casou-se e teve três filhos.
Fonte: BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculando os séculos - Saiba como!

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL PERÍODO JESUÍTICO (1549 · 1759)

Grandes momentos da Bíblia