Dia 12/1983 - Declínio turco - Em Viena, na Áustria

Quase dois meses depois de seu início, chega ao fim o Cerco a Viena, uma expedição turca contra Leopoldo I, rei austríaco e imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Os invasores foram derrotados por um exército liderado por Jan III Sobieski, da Polônia. O fato marcou o início do fim da dominação turca no leste da Europa e estabeleceu um limite para o avanço do Império Otomano na região.
Dia 13/1987 - Terror radioativo - Em Goiânia, no Brasil
Sem saberem que estavam lidando com uma cápsula de césio-137, dois catadores de sucata entram no prédio do Instituto Goiano de Radioterapia e pegam um bloco de chumbo para vender a um ferro-velho. Ao ser aberta, a cápsula espalhou radiação. Quatro pessoas morreram contaminadas e mais de 700 foram expostas à radiação. Foi o pior acidente radioativo do país.
Eu me lembro
“Eu tinha 12 anos e morava em Goiânia, a 4 quilômetros do local onde houve exposição ao césio-137. A população ficou apavorada. Faltavam informações sobre o que estava acontecendo e muitos não saíam mais de casa. Logo percebi a discriminação de pessoas que moravam em outras cidades com quem era de Goiânia. Uma tia minha, que atuava como médica e teve contato com o césio na época, hoje sofre de câncer.”
Carlos Pires, vocalista da banda Horrores do Césio-137, formada em 1988 em protesto ao acidente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculando os séculos - Saiba como!

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL PERÍODO JESUÍTICO (1549 · 1759)

Grandes momentos da Bíblia