Presidente mais pobre do mundo doa o próprio salário e anda de fusca

O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, ainda mora em sua pequena fazenda, em Rincon del Cerro, nos arredores de Montevidéu. O presidente mais pobre do mundo recebe 12.500 dólares mensais por seu trabalho à frente do país, mas doa 90% de seu salário.
Ele vive com 1.250 dólares, ou 2.538 reais, ou ainda 25.824 pesos uruguaios. O restante do dinheiro é distribuído entre pequenas empresas e ONGs que trabalham com habitação. Mujica, que tem 77 anos, usa as mesmas roupas de antes e vive na companhia dos mesmos amigos. Além de sua casa, seu único patrimônio é um velho Volkswagen, um fusca, avaliado em pouco mais de mil dólares. Como transporte oficial, usa apenas um Chevrolet Corsa.
Sua esposa, a senadora Lucía Topolansky, também doa a maior parte de seus rendimentos.Recentemente o casal ofereceu a residência oficial para abrigar moradores de rua, durante o próximo inverno, caso faltem vagas em abrigos oficiais do governo. Em julho de 2011, Mujica assinou a venda da residência presidencial de veraneio, localizada em Punta del Este, principal balneário turístico do país, para o banco estatal República. A operação rendeu ao governo 2,7 milhões dólares e abrirá espaço para escritórios e um espaço cultural. A venda estava nos planos de Mujica desde que assumiu a Presidência em março de 2010. Com os fundos amealhados, será incrementado o orçamento do Plano Juntos, de Moradias. Também é planejado o financiamento de uma escola agrária na região, onde jovens de baixa renda poderão ter acesso a cursos técnicos.
Informações do site Pragmatismo Político.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculando os séculos - Saiba como!

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL PERÍODO JESUÍTICO (1549 · 1759)

Grandes momentos da Bíblia