Qual é a revista mais antiga do mundo?

A primeira revista de que se tem registro surgiu na cidade alemã de Hamburgo, em 1663, e se chamava Edifi cantes Discussões Mensais. Mas parecia mais um livro com artigos sobre teologia. No Brasil, a pioneira foi a baiana As Variedades ou Ensaios de Literatura, de 1812, sobre política, artes, literatura e ciências. Entre as revistas que ainda estão em circulação, a provável campeã é The Scots (“Os Escoceses”), lançada em 9 de fevereiro de 1739, em Edimburgo. Tinha 48 páginas, custava 6 centavos de libra (atualmente, o equivalente a R$ 0,15) e trazia as principais notícias sobre a Escócia e o mundo.

Desde então, ela chegou a mudar de nome e até de editora. Hoje em dia, com cerca de 190 mil leitores, aborda a tradição e a história da Escócia. No Brasil, tudo indica que a publicação mais antiga em circulação seja a Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro, criada em 1839.


FONTES Professional Publishers Association, Britannica e Primeira Parte de uma Breve História das Revistas, de Thomaz Souto Corrêa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculando os séculos - Saiba como!

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL PERÍODO JESUÍTICO (1549 · 1759)

Grandes momentos da Bíblia