Ensaio - A Música na Sociedade ao olhar na história

A Música e a Religião:

Desde o início do cristianismo que a música tem sido um importante aspecto da vida da igreja, como forma de louvar a Deus. Analisando alguns textos de São Paulo aos cristãos da sua época (I Coríntios 14:15; Efésios 5:19; Colossenses 3:16), é possível perceber o valor que a igreja cristã primitiva dava à música. A História da igreja em séculos subsequentes também atesta esta tradição.
 O tempo passou, mas a importância da música na vida da igreja e dos cristãos continua, basta repararmos atualmente nas várias festividades religiosas nas quais são exultadas com os mais diversos cânticos, não só nos atos litúrgicos (missas) mas também nas festividades marcantes da vida da Igreja (Natal, Páscoa, entre outras).
Contudo, a música na igreja cristã foi sofrendo alterações. Primeiramente, surgiram os cânticos à capela, posteriormente estes cânticos foram acompanhados pelo órgão, sendo actualmente os cânticos acompanhados pelo órgão, violas e outros instrumentos musicais (flauta, trompete, clarinete, etc.).
E, a música não se encontra presente apenas na religião cristã, em qualquer uma outra religião (evangélica, muçulmana, Jeová, hinduísmo, entre outras) esta também está presente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculando os séculos - Saiba como!

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL PERÍODO JESUÍTICO (1549 · 1759)

Grandes momentos da Bíblia