Utopia política: Pensamento utópico produz mudanças parciais

Utopia política é uma expressão que serve para caracterizar um ideal ou uma concepção de organização social que é considerada qualitativamente "melhor" se comparada à sociedade do presente.

Outro aspecto importante de uma utopia política é o método ou forma de se concretizar o ideal utópico: às vezes, por meio do uso da força e da violência revolucionárias; e, outras vezes, por meio do ativismo missionário, baseado na ação pacífica, com o intuito de provocar mudanças por meio do convencimento e da persuasão.

As utopias políticas se apresentam como formas predominantemente "puras" de organização social. Elas carregam um discurso ideológico que se apresenta como uma crítica à sociedade em que surgiram e, ao mesmo tempo, como o projeto de um mundo melhor.

A partir desses pressupostos, podemos deduzir que uma utopia política se constitui na forma de um conjunto de valores e princípios que, necessariamente, está em oposição, em desacordo com os valores dominantes da sociedade do presente, em que ela própria surgiu.Tipos de utopias políticas
Como projeções de um futuro melhor, as utopias políticas são construídas sempre a partir de algum tipo de insatisfação com as condições da existência social presente - e, para se concretizarem, estabelecem formas de ruptura com a ordem social.

Historicamente, as utopias políticas se diferenciam pela predominância de alguns elementos que apontam para a construção de uma sociedade futura às vezes mais justa, às vezes mais pacífica e às vezes mais abundante.

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculando os séculos - Saiba como!

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL PERÍODO JESUÍTICO (1549 · 1759)

Grandes momentos da Bíblia